DESTAQUE

NOVO PISO: Jornalistas e patrões firmam acordo coletivo de 2017

Da assessoria Após seis rodadas de negociação, mediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, o Sindic...

31 de mai. de 2008

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso – Sindjor-MT, sensibilizado pelo passamento do ilustre companheiro Márcio de Arruda, vem a público externar seus mais profundos sentimentos à família do amigo e companheiro de “Comunicação”, um dos grandes baluartes do rádio mato-grossense, exemplo de profissional e cidadão honrado em nosso meio, deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida pelos seus seguidores.
Sindjor-MT

29 de mai. de 2008

É AGORA OU SÓ ANO QUE VEM - ÚLTIMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO SERÁ SEGUNDA, DIA 2


ATENÇÃO JORNALISTA !!!


ESTÁ CONFIRMADA A RODAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (MPT) DENTRO DA CAMPANHA SALARIAL 2008 – PRA TIRAR O ATRASO. Será segunda-feira, dia 2 de junho, no prédio do MPT, às 9h. Cuidado para não se confundir.


O MPT fica na rua Presidente Castelo Brando, 1268, Edifício Nasr, bairro Goiabeiras, Cuiabá, perto da Operadora Vivo (avenida Getúlio Vargas) e na rua da boate Zum Zum. O telefone do MPT é 3613-9100. Essa rodada não será no prédio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), aquela que fica lá no Porto.


ESSA É A ÚLTIMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO ESTE ANO. Portanto, coloquemos a mão na consciência sobre a importância de estarmos presentes. É agora ou só no ano que vem. O Sindjor estará assentado com os patrões em uma negociação mediada pela procuradora Eliney Bezerra Veloso. Esta procuradora, conforme apurou a diretoria do Sindicato, é bastante experiente e está há mais de 10 anos nesta função. Vamos acreditar que, com a mediação de Eliney, será possível expor a realidade e que ela fique bem clara para, aí sim, podermos cobrar um piso salarial único, digno e com validade jurídica.


Estarão presentes, para ajudar a diretoria na defesa do piso único, dois jornalistas de Rondonópolis e um de Sinop. Rondonópolis e Sinop são dois centros onde o Sindicato já tem um trabalho consolidado.


A reunião preparatória para a rodada de negociação na segunda-feira será a de sábado, dia 31, às 14 horas, na sede do Sindicato. Vale convidar novamente a categoria para a reunião ordinária que acontece todos os sábados, às 14 horas, na sede do Sindicato.


A presença de cada uma e de cada um será importante para que construamos, juntos, uma lista de argumentos que sustentem a reivindicação por um piso melhor. VEM PRA LUTA !!!

27 de mai. de 2008

RECORD NEWS ESTÁ CONTRATANDO

A equipe que está montando a Record News está contratando com urgência repórter, cinegrafista e editor pra tv. Interessados ligar para 8112 4094 (Neto).

26 de mai. de 2008

1º Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT

ATENÇÃO JORNALISTAS DE MT

Como parte das comemorações dos 20 anos da UNIC, será lançado neste sábado, 31/05, às 20h, o I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na ocasião, o corpo docente da instituição será homenageado.

O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT tem como objetivo incentivar a produção jornalística de reportagens sobre o papel da educação superior no Estado, com vistas à inovação, tecnologia, responsabilidade social e inserção global, focando todas as áreas de conhecimento.

De acordo com a presidente do Sindjor, Keka Werneck, o prêmio é uma forma de valorizar o profissional da imprensa, por serviços prestados. E é também uma forma de incentivar melhores reportagens, embora acredite que as matérias mais bem premiadas não são as que foram construídas para ganhar prêmios, mas que acabam sendo contempladas, por terem de fato uma importância.

O reitor da UNIC Altamiro Belo Galindo ressalta que o prêmio é uma forma de evidenciar o crescimento e a qualidade do ensino superior em Mato Grosso, tanto nas universidades publicas quanto privadas. Ele frisa que o avanço está associado ao perfil dos candidatos que buscam espaços no mercado de trabalho. A UNIC, por exemplo, em 20 anos formou 22.139 profissionais.

Mais informações: 3363-1013 ou 3025-4723

I Prêmio de Jornalismo Unic/Sindjor-MT

REGULAMENTO

1. INFORMAÇÕES GERAIS

a) O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT tem como objetivo incentivar a produção jornalística de reportagens sobre o papel da educação superior no Estado de Mato Grosso, com vistas a inovação, tecnologia, responsabilidade social e inserção global, focando todas as áreas de conhecimento.

b) Além disso, pretende estimular o desenvolvimento da imprensa mato-grossense reconhecendo e premiando os melhores trabalhos jornalísticos e despertar um olhar crítico sobre o tema.

c) O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT será regido pelo presente regulamento, cabendo à Comissão Julgadora a decisão sobre os casos omissos, por consenso ou pelo voto da maioria dos jurados.

2. CATEGORIAS

a) O I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT tem abrangência no Estado de Mato Grosso e os interessados devem se inscrever nas categorias abaixo, conforme as seguintes especificações:
Jornalismo Impresso
b) Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter sido veiculados pelo menos uma vez. Apresentar 07 (sete) exemplares originais da publicação na qual tenha sido veiculado o trabalho inscrito ou 07 (sete) cópias da publicação em tamanho original.

Rádiojornalismo

c) Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter sido veiculados pelo menos uma vez. Apresentar as gravações em 03 (três) CDs.

Telejornalismo
d) Reportagens do noticiário jornalístico diário.e) Documentários ou especiais (com tempo máximo de 15 minutos).

f) Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter sido veiculados pelo menos 01 (uma) vez. Apresentar 02 (duas) cópias em DVD.

Especial Acadêmico

g) Poderão participar desta categoria acadêmicos do curso universitário de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo – cursando o último ano das instituições de nível superior do Estado de Mato Grosso.

h) Os acadêmicos devem comprovar que estão devidamente matriculados apresentando atestado de matrícula emitido pela instituição a que está vinculado.

i) Os acadêmicos podem concorrer com trabalhos veiculados em rádio, jornal impresso ou telejornalismo.

3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

a) Comuns a todas as categorias:

- adequação ao tema;
- qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição);
- criatividade e inovação (introdução de novas idéias e conceitos);
- serviços e pesquisas de interesse do público alvo;

b) Específicos:

Jornal Impresso: estratégia utilizada e iconografia (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações)
Rádiojornalismo: qualidade do áudio;
Telejornalismo: Apresentação; qualidade do áudio e da imagem; fotografia e qualidade da trilha sonora;
Acadêmico: recursos audiovisuais

4. INSCRIÇÕES

a) Poderão participar do I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT os trabalhos veiculados no período de 1º de novembro de 2007 a 31 de outubro de 2008 nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, telejornalismo e radiojornalismo sediados no Estado de Mato Grosso, assinados por jornalistas profissionais devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (e associados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Mato Grosso – Sindjor), em dia com suas mensalidades sindicais e regularmente inscritos por seus autores no período de 02 de junho de 2008 a 31 de outubro de 2008. Os textos deverão ser necessariamente em português, assim como a língua falada nas peças de rádio e televisão.

b) As inscrições deverão ser feitas impreterivelmente até o dia 03 de novembro de 2008, às 18 horas, no campus Beira Rio, Bloco de Saúde II - Departamento de Comunicação e Marketing – DECOM - Avenida Beira Rio, 3100, Jardim Europa- Cbá/MT, e até às 12h na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Mato Grosso (Sindjor), localizado na rua Presidente Marques, 1532 – Bairro Santa Helena, em Cuiabá, aos cuidados da Comissão Organizadora do I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT.

c) Não poderão participar do Prêmio os membros da Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas e os membros da Comissão Organizadora.

d) A autoria dos trabalhos deverá estar sempre autenticada pela assinatura da matéria pela imagem ou pela voz do autor. É obrigatório, na identificação do autor, mencionar o registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.

e) Em caso de dúvida sobre a autoria dos trabalhos, fica valendo o critério profissional da assinatura imprensa, gravada e/ou sonora. No caso da ausência desta, o autor fará acompanhar sua inscrição de carta do diretor da redação, ou de quem de direito, reconhecendo a autoria. No caso de trabalho em equipe, na ficha devem constar os nomes dos autores.

f) Cada jornalista poderá concorrer com apenas 01 (um) trabalho em cada categoria, exceto na categoria especial acadêmico. Os recortes, reproduções, cópias ou quaisquer outros elementos relativos aos trabalhos concorrentes enviados para inscrição não serão devolvidos, ocorrendo o mesmo com o material fonográfico.

g) As inscrições somente serão aceitas quando acompanhadas da ficha de inscrição devidamente preenchida, devendo constar de forma legível os dados do concorrente. A ficha de inscrição está disponível no site da Unic: www.unic.com.br e no blog www.sindicatodosjornalistasmt.blogspot.com

5. ENVIO DAS INSCRIÇÕES

a) As inscrições serão feitas mediante a remessa do material, ficha de inscrição com todos os campos preenchidos , 1 (uma ) cópia dos documentos do autor (RG, CPF, DRT, atestado de vínculo da empresa onde trabalha (para profissionais) e atestado de matrícula (para acadêmicos) e entregue em envelope lacrado. Os envelopes deverão estar identificados com nome e endereço completo do inscrito.

b) O endereço para envio do material é no Campus Beira Rio – Departamento de Comunicação e Marketing – DECOM - Avenida Beira Rio, 3100 – Jardim. Europa – CEP 78.015-480 Cuiabá/MT, bloco Saúde II ou no Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso – Sindjor, situado à Rua Presidente Marques, 1532 – Bairro Santa Helena – CEP: 78.045-008.

6. PREMIAÇÃO

a). Aos trabalhos indicados pela Comissão Julgadora como vencedores do I Prêmio de Jornalismo UNIC/Sindjor-MT serão atribuídos os seguintes prêmios:
Telejornalismo: 01 Notebook mais troféu Radiojornalismo: 01 Notebook mais troféu
Jornal Impresso: 01 Notebook mais troféu
Acadêmico: 01 Notebook mais troféu

b) Fica facultada à Comissão Julgadora a concessão de um diploma de Menção Honrosa, por categoria, para trabalhos que, apesar de apresentarem boa qualidade, não tenham sido premiados.

c) Não serão acatados recursos às decisões da Comissão Julgadora.

d) É de responsabilidade da Comissão Julgadora manter em segredo os resultados até a data da entrega do prêmio.

e) Os resultados serão divulgados no dia 28 de novembro de 2008 em local e horário a serem marcados pela comissão organizadora.

7. COMISSÃO JULGADORA

a) A comissão Julgadora será composta por 07 (sete) membros escolhidos pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso (Sindjor), entre jornalistas profissionais devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego, pessoas de notório saber e/ou representatividade social.

8. OBSERVAÇÕES FINAIS

a) Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora;
b) Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3025-4723 - (65) 3363-1013 ou pelo e-mail premiojornalismounicsindjor@unic.com.br

I Prêmio de Jornalismo Unic/Sindjor-MT

FICHA DE INSCRIÇÃO

CATEGORIA:

( ) Jornal Impresso
( ) Radiojornalismo
( )Telejornalismo
( )Acadêmico

NOME COMPLETO:


ENDEREÇO:_____________________________________________________________________________________________________

TELEFONE:_____________________________-________________

E-MAIL:________________________-________________________

VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO:

________________________________________________________

RG (Xerox anexada):
Nº________________________________________

CPF(Xerox anexada) :
Nº________________________________________

DRT(Xerox anexada):
Nº________________________________________

Em anexo:
 Atestado de Vinculo
 Atestado de matrícula caso acadêmico

Sindjor-MT se reúne com proprietária da Folha e cobra cumprimento de acordo

O Sindicato dos Jornalistas reuniu-se hoje pela manhã com a proprietária do Jornal Folha do Estado, Isabela Brandão, para cobrar o cumprimento do acordo feito entre a empresa e os trabalhadores intermediado pelo Sindicato.

O acordo, firmado no final do ano passado, prevê o pagamento de salário e de 1/6 do salário do mês de outubro (que estava em atraso na época do acordo) até o 15º dia de cada mês. Porém, como a Folha não vem cumprindo o acordo, o Sindjor fez uma nova conversa com Isabela Brandão para solicitar explicações e um posicionamento da empresa a respeito da situação, uma vez que o atraso salarial, além das dificuldades financeiras, gera dano moral aos trabalhadores que, mesmo com salário para receber, não tem como honrar suas dívidas.

De acordo com a explicação de Isabela Brandão, o jornal passa por dificuldades financeiras e administrativas que impediram o cumprimento do acordo. Porém, ela garantiu aos representantes do Sindjor que o pagamento do mês de abril será feito até sexta-feira (30) e que todas as parcelas do mês de outubro serão pagas até o final de junho. Após a reunião os representantes do Sindjor reuniram-se com os jornalistas que estavam na redação para passar os informes sobre a reunião.

O Sindjor ressalta que salário em dia é direito do trabalhador e defende a organização dos jornalistas por melhores condições de trabalho e respeito à profissão.

Fórum pela Democratização da Comunicação se reúne nesta quarta-feira

O Fórum Estadual pela Democratização da Comunicação (FEDC) informa que se reunirá na quarta-feira próxima (28 de maio) às 19h, na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Rua 40, Boa Esperança - próximo ao Colégio Master Júnior.

A reunião é aberta a todos que queiram participar das discussões e integrar este movimento que está se consolidando em nosso Estado. O FEDC já conta com o apoio de várias entidades e movimentos sociais e precisa também da sua adesão.

Venha participar dessa luta em defesa de uma comunicação verdadeiramente democrática, transparente e com responsabilidade! Já assinaram o manifesto de criação do Fórum representantes das seguintes entidades e movimentos:
Conselho Regional de Psicologia (CRP);
Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT);
Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat);
Faculdades Integradas de Várzea Grande (IVE);
Faculdade Cenecista de Rondonópolis (Facer);
União Brasileira de Mulheres (UBM);
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
Sintrae;
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes);
Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade;
Diretório Central dos Estudantes da UFMT (DCE);
AMAV;
ABD;
União Nacional dos Estudantes (UNE);
Cine Clube Coxiponés;
Sindicato dos Radialistas.

Já manifestaram interesse em participar do Fórum:Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep);Centro Burnier Fé e Justiça;Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado;Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"A Esperança só se justifica nos que caminham. Esperamos porque desesperamos. Porque esperamos contra esse mundo assassino que nos é imposto. O consumismo, dos que se saciam com os McDonald's, e o conformismo derrotista dos que tem arriado as bandeiras da militância, não tem porque esperar. (...) A esperança é memória, utopia, acção. Devemos mundializar a esperança ."
Dom Pedro Casaldáliga

24 de mai. de 2008

VAGA PARA JORNALISTA EM CUIABÁ

O Jornal Circuito Mato Grosso está contratando jornalista.

Os interessados devem enviar currículo para:
Avenida Miguel Sutil, 4001C - Jardim Guanabara
Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78010-500
ou entrar em contato pelo telefone (65) 3023.5151

23 de mai. de 2008

NA BOCA DO POVO mantém ensaio nesse domingo, 25

O coral do Sindjor-MT, "Na Boca do Povo", ensaia normalmente no domingo, dia 25 de maio, às 17 horas, na sala de orquestra da UFMT, que fica no Centro Cultural.

A regente do coral, Ana Elizabeth, se sente impressionada com os avanços do grupo amador e que surpreende pela empolgação. "Já está muito bonita a música Água de Beber", diz ela, se referindo à partitura já ensaiada da composição de Vinicius de Moraes.

O grupo está ensaiando também "Canto de um povo de um lugar", de Caetano Veloso, e começará na próxima aula a ensaiar ainda "Freedom", música afro-gospel de domínio público.

SAIA DO BANHEIRO; VENHA CANTAR "NA BOCA DO POVO" !!!

Reunião suspensa

A direção do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) informa que não haverá a reunião ordinária dos sábados, amanhã, dia 24 de maio, por conta do feriado. No próximo sábado, dia 31 de maio, as reuniões voltam a acontecer normalmente.

Lembrando que nos próximos dias será divulgada a data da rodada de negociação entre Sindjor-MT e patrões na DRT. Fique atento!!!

Sindicalismo: Se sindicalizar pra quê?

Muitas vezes escutamos esta frase, no trabalho, em casa ou numa mesa de bar. Sobretudo entre petroleiros esta idéia é cada dia mais freqüente. Afinal, "nós temos uma PLR maior do que a maioria dos outros trabalhadores, temos a Petros. Afinal estamos melhor do que o que existe por aí." Esta é a conversa que sempre aparece, especialmente entre trabalhadores que estão numa situação melhorzinha do que a maioria.

Diretores do sindicato tentam sindicalizar os companheiros, mas a frase que se escuta é sempre a mesma: "Pra que serve se sindicalizar? O sindicato não resolve nada!".

Sem sindicatos estaríamos trabalhando ainda 16 horas por dia.

Muitos companheiros não lembram que os poucos direitos que os trabalhadores têm, hoje, são fruto de muitas lutas durante mais de cem anos.

Estas batalhas para melhorar a vida dos trabalhadores se deram não só no Brasil, como no mundo inteiro.

Vamos relembrar algumas destas conquistas. A primeira foi a redução e afixação da jornada de trabalho. A luta por sua redução começou mais de 150 anos atrás. Somente a partir dos anos 1920 os trabalhadores do mundo começaram a conquistar as 8 horas diárias. No Brasil foi em 1932. E tem mais, cem anos atrás não existiam o descanso aos domingos e as férias. Estas só vieram com milhares de greves, manifestações e à custa de prisões e mortes de centenas e milhares de trabalhadores do mundo inteiro.

Quem não gosta do 13º salário? Quebra um galhão quando ele chega, não é? Pois é, as primeiras greves para conquistar o 13º começaram em 1953, em São Paulo. Mas este só foi reconhecido em lei em 1962, após nove anos de muitas lutas. Na véspera de o presidente João Goulart assinar a lei, foram presos cinco mil metalúrgicos em São Paulo que estavam em greve, na frente do sindicato, para conquistar este benefício que já existia quase no mundo todo.E todas as outras conquistas foram fruto da luta organizada dos sindicatos, daqui e do exterior. É o caso das leis de aposentadoria, de acidentes de trabalho, da licença-maternidade.

Enfim, é assim com tudo o que temos hoje, e muitos trabalhadores acham que esses direitos nos foram dados de mãos beijadas. Alguns chegam a dizer que a "empresa é uma mãe".

Desconhecem os processos de luta e resistência dos trabalhadores e seus sindicatos na conquista desses direitos.

Hoje o sindicato é mais necessário do que nunca. Muita gente se ilude que agora o sindicato caiu de moda. Sobretudo, para quem trabalha na Petrobrás, pra que serve sindicato?A gente não pensa na política geral que desde 1980 está dominante no mundo e, entre nós, no Brasil, passou a dominar todos os aspectos da nossa vida. Já falamos mil vezes do neoliberalismo. Pois é, a política neoliberal significa uma coisa muito simples: liberdade total ao capital e arrocho geral sobre os trabalhadores. Por esta política, os direitos que temos hoje são um luxo. É preciso reduzi-los. Se hoje estamos empregados, quem disse que amanhã não seremos camelô ou taxista? Quem disse que a Petrobrás não vai mandar embora? Quem disse que nosso setor não vai ser terceirizado ou simplesmente extinto? Quem garante que nosso lugar não vai ser tomado por uma máquina superautomatizada que vai pôr na rua centenas de colegas e nós no meio?

Por isso, ao contrário do que muitos pensam, a nossa união é mais necessária do que nunca. O sindicato vai ser mais útil do que nunca.E, com cada um participando, o SINDIPETRO-RJ terá mais força. Mais força para defender cada trabalhador e trabalhadora. Esse é o sentido do sindicato. Uma ferramenta antiga e sempre nova, como uma faca.

Por Vito Giannotti

16 de mai. de 2008

Movimento GLBT convida jornalistas para debate

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso convida os jornalistas de Mato Grosso para o Grupo de Trabalho "Movimento GLBT e Mídia", amanhã, sábado, dia 17 de maio, às 8 horas, no Centro Cultural da UFMT.

O GT compõe a Conferência Estadual GLBT - um marco histórico. O objetivo do GT é discutir a forma como a mídia trata do assunto e é voltado para jornalistas. Neste espaço será melhor compreendida a questão gay e as terminologias, como por exemplo de que forma se referir a travestis, no feminino ou masculino? São questões que vão dando cidadania a fontes que tratam de assuntos ligados à orientação sexual e a nós, jornalistas, também, acreditando que estamos interessados em contribuir para uma sociedade mais justa.

PARTICIPEM !!!

A presidente do Sindjor-MT, Keka Werneck, estará compondo a mesa de debate.

"QUALQUER MANEIRA DE AMOR VALE A PENA" - Milton Nascimento

Passarinho 'bica' prêmio nacional - PARABÉNS !!!

O jornalista Jota Passarinho ganhou o II Prêmio Abracopel de Jornalismo, que leva o tema “Segurança nas instalações elétricas” e contempla as melhores reportagens sobre o assunto publicadas no Brasil entre março de 2007 e março de 2008. Criado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o prêmio tem por objetivo incentivar a divulgação pela imprensa das melhores práticas em relação às instalações elétricas e o uso da eletricidade, contribuindo para a conscientização da população e de profissionais para este tema. PARABÉNS PASSARINHO !!!

CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) convoca a diretoria da entidade e todos os jornalistas para reunião ordinária de sábado, dia 17 de maio, às 14 horas, na sede do Sindjor-MT.

Pautas:

* Evento Mídia e Política: Usos e Abusos II
* Campanha salarial
* Atrasos salariais
* Outras

VEM PRA LUTA, QUE É NOSSA !!!

Coral começa a ensaiar partitura afro-gospel - Freedom



O Coral do Sindjor-MT ensaia no próximo domingo, dia 18 de maio, a partitura da música Freedom.


Trata-se de um canto de lamento dos negros americanos, quando estavam no açoite, sonhando com a liberdade para aliviar a dor da surra. Então é também um canto de liberdade.


Ensaios às 17h, na sala da orquestra da UFMT, que fica no Centro Cultural da UFMT.




12 de mai. de 2008

Sindjor-MT indica André Alves para ouvidor-ombudsman

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) indicou hoje, formalmente, o nome do jornalista André Alves, para ocupar o cargo de ouvidor-ombudsman, na Prefeitura Municipal de Cuiabá.

****

O nome dele foi escolhido pela base, em votação, no último sábado, dia 10 de maio de 2008, na sede do Sindicato, após sabatina com os cinco candidatos.
***
Em um processo democrático, os candidatos puderam expor seus planos e metas - e fizeram todos isso com muita dignidade. Explicaram como enxergam o cargo e como podem contribuir em favor do povo de Cuiabá.


A diretoria do Sindjor-MT parabeniza a todos os candidatos e aos jornalistas que participaram deste momento importante.
Se candidataram Liana Menezes, Carlos Montandon, Ademar Adams, Alves e Adilson Costa (que após a defesa, retirou a candidatura).

GALERIA DE FOTOS









Para relaxar

Caros colegas jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR) fechou parceria com a Dual Terapia Naturais, que agora mudou de nome, passou a se chamar Sinergia Terapias Naturais. Porém, o convênio se mantém.

Os jornalistas sindicalizados têm direito a descontos especiais tanto nos procedimentos quanto nos cursos realizados. Interessados devem entrar em contato pelos telefones: (65) 3642-2733 ou 8414-5403.

Saiba mais sobre a Sinergia Terapias Naturais. O texto foi enviado pela terapeuta Simone Matos:


Sinergia Terapias Naturais - é um centro de formação profissional especializado em terapias naturais, que atua há mais de uma década inserindo teoria, tecnologia e prática em seu ensino. Fomos os primeiros do mercado a posicionar-se nesta categoria de ensino tecnológico e prático, focado principalmente no bem estar e qualidade de vida dos nossos Alunos e Interagentes.

Nossa empresa é formada por profissionais da área de educação e empreendedorismo, todos com Formação Tecnológica em Práticas Naturais.

É com satisfação e muito carinho que convidamos você a vir conhecer nosso espaço de Terapias Naturais, Bem estar e Beleza.

Sinergia Terapias Naturais acredita no poder da ciência, da tecnologia e da sabedoria humana.
E por este motivo oferece não só atendimentos, mas também cursos: Reiki, Massagem Terapêutica, Shiatsu, Reflexologia, Drenagem linfática, Acupuntura, Acupuntura Estética, Terapia Floral, Cromoterapia e Banhos Aromáticos.

E neste mês de inauguração a Sinergia Terapias Naturais estará realizando os cursos:

Curso de Acupuntura Estética – 17 e 18 de Maio - Prof. Simone Matos Naturopata (Formada pela Academia Européia de Naturopatia), Acupunturista (Formada pelo CEATA-SP- DUAL-SC), especialista em Acupuntura Estética. Mestre Reiki.

O Curso contará com o seguinte cronograma: Diagnóstico de coloração de pele, 5 elementos, fisiognomia, tratamentos, aurículo aplicada a estética. Parte facial: Rugas, marcas de expressão, bolsa nos olhos, olheiras. Parte corporal: gordura localizada, estrias, celulites, vasos. Re-educação facial, ginástica facial, massagem facial. Prática supervisionada.

E as matriculas poderão ser feitas até o dia 15/05. Sendo que o curso conta com número de vagas limitadas.

Curso de Reiki I - 24 e 25 de Maio- Prof. Simone Matos - Naturopata (Formada pela Academia Européia de Naturopatia), Acupunturista (Formada pelo CEATA-SP- DUAL-SC), especialista em Acupuntura Estética. Mestre Reiki.

Curso conta com o seguinte conteúdo: Historia do Reiki, Princípios do Reiki, Processo de Sintonização, Chakras, Radiestesia aplicada, Posições, Sala de atendimento.

As matriculas poderão ser feitas até o dia 20/05.

Sinergia Terapias NaturaisRua Luiz Phelipe Pereira Leite,650.Alvorada.Cuiabá-MTFone: 65 3642 2733/ 84145403E-mail: sinergiaterapiasnaturais@gmail.com

9 de mai. de 2008

SINDJOR convoca para reunião ordinária

CONVITE
Neste sábado (10), às 14h, o Sindicato dos Jornalistas realiza reunião ordinária. Na ocasião, além da discussão dos assuntos factuais da categoria, será realizada a sabatina com os candidatos a ouvidor/ombudsman da prefeitura de Cuiabá.
Cada jornalista que manifestou interesse em assumir o cargo será ouvido e, em seguida, a categoria vai votar no candidato de sua preferência. O primeiro colocado será o indicado pelo Sindjor. A reunião é aberta e todos os presentes poderão questionar os candidatos. Porém, só poderá votar quem for sindicalizado e estiver em dia com a entidade. A escolha por meio do voto da categoria é uma forma democrática de indicar um nome para assumir o cargo de ouvidor/ombudsman. Vale destacar que a indicação do sindicato será encaminhado ao prefeito na segunda-feira. Já manifestaram interesse em ocupar o cargo os seguintes jornalistas: Ademar Adams, Adilson Costa, André Alves, Antônio Carlos, Carlos Montandon e Liana Menezes.
Outros assuntos que serão discutidos na reunião deste sábado são: campanha salarial e o II Debate Mídia e Política – Usos e Abusos, entre outros. Após a reunião haverá uma confraternização no local.
Venha participar dessa luta e ajude a construir uma categoria forte e respeitada. Vamos fazer valer nossos direitos.
Márcia Raquel
Secretária Geral do Sindjor-MT

O fera do marketing político revela como é que se vende 'o peixe'

O publicitário Chico Santa Rita, tido como maior consultor de marketing eleitoral do Brasil, estará em Cuiabá no dia 15 de maio, próxima quinta-feira, e fará palestra no Hotel Deville. O tema da palestra será "Eleições 2008: a guerra vai começar".

Quem está trazendo o "fera" é a KGM - Comunicação, Marketing e Pesquisa.

O valor do ingresso é R$ 200. Mas sai a R$ 150, se comprado por meio do Sindjor-MT. O dinheiro recolhido pelo Sindicato nesta parceria será destinado ao Fundo de Mobilização.

Informações: 3025-4723 (sindicato) ou 9922-9445 (Keka) ou 8119-5265 (Gilmar).

Coral confirma ensaio para domingo, 11



"Mas o amor sabe o segredo, o medo pode matar o seu coração".

Água de Beber, Vinicius de Moraes

Está confirmado mais um ensaio do coral do Sindjor-MT, "Na Boca do Povo", para domingo, como de praxe, às 17 horas, na sala da orquestra da UFMT, que fica no Centro Cultural da UFMT.

No momento, o coral já juntou oito componentes e espera receber novas adesões.

A regente Ana Elizabeth está repassando com o grupo coral as músicas Águas de Beber, Maria Maria, Canto de um Povo de um Lugar, Freedom e outras.

A vivência tem sido muito interessante para todos e se há alguém interessad@ em participar com receio de entrar, porque não sabe cantar ou porque não conhece partitura, é interessante que assista o ensaio e perceba como rola.

O coral é uma iniciativa cultural do Sindjor-MT. Lembrando que a arte sensibiliza e fortalece.

7 de mai. de 2008

Mistura de raças, violência contra a mulher, luta...HÁ MUITO O QUE FAZER !!!



MARIA DA PENHA FAZ PALESTRA EM CUIABÁ


***


Mistura de raças, diversidade no jornalismo, na platéia da guerreira Maria da Penha, que fez palestra segunda-feira, 5 de maio, e encheu o auditório da OAB.
Maria da Penha deu nome à lei que pôs na pauta do país a violência contra a mulher.
A cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil. Isso não é ficção, é realidade.
A palestra deu palanque para falatório político, o que entediou o público, mas, ao final, a convidada, que deveria ter tido mais espaço, cearense, de 63 anos, disse ao que veio, com uma fala tranquila, exibindo a paz conquistada pelos que estão na luta, e sabem por que.

Na bela foto, de Mary Juruna, a estudante de jornalismo, e militante do Sindjor-MT, Dafne Spolti, e a jornalista Neusa Baptista, dão sinais de que é possível o sonho de Martin Luter King: a união sincera entre brancos e negros.

King inclusive foi citado por Maria da Penha. "O que me preocupa não é o grito dos violentos, mas o silêncio dos bons".

CAMPANHA SALARIAL 2008 - Jornalistas articulam 'próximo passo' na DRT







Jornalistas ser reuniram ontem à noite, 6, na sede do Sindjor-MT, em Assembléia Geral, para articular o próximo passo da campanha salarial, que será na DRT. A plenária indicou caminhos e argumentos possíveis para que a diretoria defenda na Delegacia do Trabalho todos os direitos da categoria. O Sindjor-MT entende que é primordial a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da imprensa no dia da rodada de negociação na DRT. O advogado do Sindjor-MT, Francisco Faid, irá marcar a data, que será divulgada. Mais informações: 3025-4723, 9922-9445, 9982-5871, 8403-7665.

SÓ PERDEM OS QUE NEM LUTAM !!!

Sabatina dos candidatos a ouvidor-ombudsman fica mantida para sábado 10

ATENÇÃO CATEGORIA

Candidatos ao cargo de ouvidor-ombudsman serão sabatinados no sábado, 10, conforme havia sido noticiado anteriormente pelo Sindjor-MT.

Alguns dos candidatos estiveram ontem, dia 6, na Assembléia Geral da campanha salarial 2008,
mas a Assembléia entendeu que seria necessário ampliar o prazo, para que a indicação se dê de forma ampla, divulgada, democrática, transparente e respaldada pela base.

O Sindjor é uma das entidades que tem direito a indicar nome para o cargo, que tem status de secretário.

A função principal do ouvidor-ombudsman é fazer a crítica à gestão municipal e ouvir a população sobre demais problemas e elogios que tenham.

Salário: R$ 6 mil.

Gestão: 1 ano.

O prefeito Wilson Santos garantiu ao Sindicato um prazo até segunda-feira, 12 de maio, para que indique um nome.

O processo de escolha será feito por votação após a sabatina.

Na segunda-feira, de acordo com a escolha dos jornalistas, o Sindicato indicará um nome.

6 de mai. de 2008

Passarinho na final !!!

O jornalista Jota Passarinho, da Rádio Cultura, em Cuiabá, é um dos três finalistas do II Prêmio Abracopel de Jornalismo. O tema das matéria concorrentes é: perigos no contato e uso da energia elétrica. A divulgação dos vencedores será feita no dia 13 de maio, em evento a ser realizado em São Paulo. Parabéns Passarinho !!!

5 de mai. de 2008

NOVA ASSEMBLÉIA - Jornalistas lutam por piso único e não inferior a R$ 1,8 mil

Jornalistas, está marcada nova Assembléia Geral, para terça-feira, 6, às 19h30 em primeira convocação e 20 horas, em segunda, na sede do Sindicato, lembrando que estamos em assembléia permanente, conforme edital já publicado.

Pessoal, é hora de definir, a diretoria, sozinha, não reproduz o sentimento da base. Precisamos conversar antes de irmos para as rodadas de negociação na DRT.

Os patrões - o que não é novidade - estão rijos. Apesar de estarmos há 10 anos debaixo do mesmo piso, não querem pagar mais do que R$ 1,2 mil na capital, como piso, e R$ 900, no interior.

Mas sabemos que podem flexibilizar, já que este valor não representa nem o que o mercado já paga, ou seja, eles mesmos. E oferecer menos que isso, como foi posto na última rodada de negociações, é facilmente caracterizável como redução de salário, o que é proibido por lei. É piada de mal gosto.

No entanto, precisamos trabalhar por um piso consolidado. Maior do que esse proposto, obviamente, e flexibilizado também.

É o jogo em qualquer campanha. Essa luta de classes: patrões querem pagar pouco, trabalhadores sabem, na pele, que merecem mais.

O Sindjor-MT espera todos lá. Para que possamos avançar nesta dinâmica democrática.

IMPORTANTE

Importante dizer que nesta assembléia é que os pretensos ouvidores-umbudsman devem se manifestar, porque, ao contrário do que imaginávamos, o Sindjor tem apenas até o dia 7 para indicar um nome.

Essa defesa será seguida de votação.

SÓ PERDEM OS QUE NEM LUTAM !!!

Keka Werneck
Presidente do Sindjor-MT

Velho? Não senhora!

Camila Tardin

Já vou logo avisando que não sou nenhuma expert em fazer críticas de filme com a profundidade daqueles profissionais que lemos por aí. Pouco entendo sobre luz, câmera e ação. Apenas assisto, reflito e me divirto. Mas desta vez, não posso deixar de fazer um breve comentário sobre o filme brasileiro “Chega de Saudade”, dirigido por Laís Bodanzky.
Tive a oportunidade de vê-lo em um cinema de São Paulo onde, curiosamente, a maioria dos telespectadores era composta por senhoras de cabelos brancos e de traços marcantes que deixavam evidentes os longos anos de vida.
Num primeiro momento, achei que o público era um reflexo do filme a que eu iria assistir, mas logo fiquei sabendo que a localização do cinema era mais apropriada para “maiores de idade” por ser de fácil acesso na movimentada capital paulista.
Sem saber muito sobre o enredo, descobri na fila do cinema que todas as cenas foram gravadas em um único lugar: um bar, onde todos os personagens dançavam muito. Então, pensei comigo: “que chato!”. Mesmo assim, com o ingresso na mão, lá fui eu acompanhada do “preconceito”.
Este, por sua vez, cedeu espaço ao prazer assim que escutei as primeiras músicas cantadas pela insubstituível Elza Soares. Além disso, os atores e atrizes de peso da televisão e do teatro brasileiros que compunham o elenco, como Cássia Kiss, Betty Faria, Stepan Nercessian, entre outros, demonstravam a boa qualidade do que estava por vir.
Mas não foram apenas a trilha sonora e os atores que me deixaram encantada com o filme. Foi também pelo assunto, sempre abordado de diversas formas e que não sai de nossas mentes, causa noites de insônia e aparece com freqüência nas conversas de bar. Faça chuva ou sol, seja jovem ou não, ele sempre está ali: o danado do amor.
Laís Bodanzky conseguiu reunir naquele pequeno espaço restrito a mesas, cadeiras, um palco e uma pista de dança, todos os tipos de amores pelos quais já passamos, gostaríamos de experimentar, que talvez nunca tenhamos ou que ainda viveremos. De platônico ao puro e verdadeiro, os amores impossíveis, sedutores, não correspondidos, traidores, desesperados, desiludidos e ciumentos.
Difícil era saber, embora a curiosidade fosse grande, com qual deles a platéia mais se identificava. Quais vivenciavam? Com qual terminariam? Pensava no público para escapar de minhas particulares indagações...
A direção do filme tomou cuidado para não deixar nenhum exemplo de fora. E nesse baile cheio de peculiaridades também não podiam faltar, é claro, personagens como João que amava Maria, que gostava de José, que era encantado por Joana, que não tirava os olhos de Pedro, que não palpitava por ninguém.
Outro exemplo bem colocado foram os amores fortuitos, em que o prazer se restringe a apenas uma noite, nas pistas de dança, nos escuros. Estes sim, independentemente da idade dos envolvidos, são os mais freqüentes em nossos dias. Por quê? Não sei... É bom? Talvez... Muito de vez em quando.
Sensível e bem-humorado, o filme “Chega de Saudade” deixou claro para mim que não importam os anos, séculos e o grau de modernidade em que vivemos: o amor definitivamente não envelhece. Seja bom, angustiante, amigo, ilusório ou traiçoeiro, ele sempre está aqui e ali.
Pena é que existem pessoas que insistem em não compreender isso. No final do filme, quando me levantei da poltrona, pensativa e com vontade de sair dançando, ainda tive que ouvir de uma senhora: “E você garota? O que faz aqui? Isso é para velho!”.

* Camila Tardin - é jornalista em Cuiabá (camilatardin@yahoo.com.br)

Os ambientalistas na moda

Por Renê Dióz, estudante do 5º período da Faculdade de Comunicação da UFMT

O ambientalismo está na moda. Desdeque o aquecimento global é alardeado, um significativo impulso acometeu osdemais discursos fragmentados da militância verde, que começaram a ditarcomportamento, consumo e publicidade. Fenômeno natural e de mídia, oaquecimento global contribui na geração de padrões e tendências à parte dasatuais discussões. Essas, diga-se de passagem, sãoseriíssimas. Foi somente neste começo de abril que o estatístico dinamarquêsBjorn Lomborg, célebre crítico do ambientalismo no século XXI, admitiu aparticipação da atividade humana na crise climática. Lomborg, autor do livro “OAmbientalista Cético”, argumenta que o investimento para que os governos reduzamas emissões de gases poluentes na atmosfera é menos prioritário e menos barato,por exemplo, que a erradicação da fome na África.Mas o ambientalismo tal qual se presenciano dito comportamento moderno é mais apegado à imagem e, observa-se,“politizou-se” com o famigerado documentário do Al Gore. “Uma VerdadeInconveniente” apresenta o ex-vice-presidente norte-americano e seus alertaspara a nova crise mundial num espetáculo de imagens e encenação. O documentáriorendeu ao político o Prêmio Nobel da Paz em 2007, dividido com o Painel Inter-Governamentalsobre as Mudanças Climáticas (IPCC).Assim se produz um ambientalistade boutique. Com a garantia de evidência sem necessidade de aprofundadapolitização, este tipo se garante e se reproduz com a publicidade descobrindoseu potencial mercadológico. Nos shoppings de Cuiabá, a grife Onng veste a elite cuiabana com roupasfeitas de garrafas PET recicladas. ANatura está vendendo seus cosméticos com o merchandising daauto-sustentabilidade e da responsabilidade social na novela das oito. O BancoReal mostra ter percebido esta tendência com suas peças publicitárias desde quecomeçou a imprimir todo seu material gráfico somente em papel reciclado. Ora,até os bancos querem salvar o planeta. Só pode ser moda passageira.

2 de mai. de 2008

MARIA DA PENHA EM CUIABÁ - uma palestra que toda mulher e todo homem deveria assistir

A sanção presidencial à Lei Maria da Penha selou no Brasil o destino de milhões de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A partir da tragédia pessoal de uma cidadã brasileira, vítima de agressões que deixaram marcas permanentes na alma e no corpo, o país viu nascer no ordenamento jurídico nacional a sua mais importante resposta à sociedade internacional sobre os compromissos firmados por tratados para o combate à violência doméstica contra a mulher. Para contar sua experiência e com o objetivo de orientar as mulheres mato-grossenses a denunciar os crimes de violência doméstica, a biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes fará, na próxima segunda-feira (05 de maio), a palestra “Maria da Penha: uma história brasileira de luta e justiça”, às 18 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), no Centro Político Administrativo.

1 de mai. de 2008

1° de Maio - Dia do Trabalhador

O Poeta-Operário (Maiakovsky)

Grita-se ao poeta:
"Queria te ver numa fábrica!
O que? Versos? Pura bobagem".
Talvez ninguém como nós
ponha tanto coração
no trabalho.
Eu sou uma fábrica.
E se chaminés
me faltam
talvez seja preciso
ainda mais coragem.
Sei.
Frases vazias não agradam.
Quando serrais madeira
é para fazer lenha.
E nós que somos
senão entalhadores a esculpir
a tora da cabeça humana?
Certamente que a pesca é coisa respeitável.
Atira-se a rede e quem sabe?
Pega-se um esturjão!
Mas o trabalho do poeta
é muito mais difícil.
Pescamos gente viva e não peixes.
Penoso é trabalhar nos altos-fornos
onde se tempera o ferro em brasa.
Mas pode alguém
acusar-nos de ociosos?
Nós polimos as almas
com a lixa do verso.
Quem vale mais:
o poeta ou o técnico
que produz comodidades?
Ambos!
Os corações também são motores.
A alma é poderosa força motriz.
Somos iguais.
Camaradas dentro da massa operária.
Proletários do corpo e do espírito.
Somente unidos,
somente juntos remoçaremos o mundo,
fá-lo-emos marchar num ritmo célere.
Diante da vaga de palavras
levantemos um dique!
Mãos à obra!
O trabalho é vivo e novo!
Com os oradores vazios, fora!
Moinho com eles!
Com a água de seus discursos
que façam mover-se a mó!